top of page

Rhipsalis: Planta Fácil de Cuidar! Dicas do Cultivo de Rhipsalis e Como Cuidar

Você já se perguntou se uma planta como a 'Rhipsalis', acostumada a climas mais tropicais, poderia ser cuidada e cultivada por você dento de casa?

Dois dos tipos mais conhecidos de rhipsalis planta são o Cacto-espaguete (Rhipsalis baccifera) e o Cacto Coral (Rhipsalis cereuscula).

A rhipsalis é uma planta de interior e exterior, pois é cultivada em locais sem luz solar direta e, por isso, cresce muito bem em ambos tipos de ambientes.

Portanto, se você está procurando uma planta incomum e única, mas que requer pouca manutenção, uma Rhipsalis (Rhipsalis cactus) é o que você precisa.

Surpreendentemente, para cuidar da Rhipsalis cereuscula, se algumas coisas básicas forem atendidas, será necessário pouquíssimo esforço para ter uma planta linda e saudável. A propagação de Rhipsalis também é muito simples.

Temos aqui, em 7 passos extremamente simples, tudo o que você precisa saber sobre como cuidar e propagar a Rhipsalis cereuscula bem na sua casa!


Passo 1: Rhipsalis, como cuidar: Meio ambiente e cuidados básicos


É importante entender o ambiente nativo ou original da planta para dar os melhores cuidados. A planta Rhipsalis é conhecida por crescer geralmente em um ambiente sombreado, abaixo de plantas e árvores maiores e, portanto, não está acostumada a ser exposta diretamente à luz solar. A luz solar direta pode secar e destruir completamente a planta. A planta Rhipsalis precisa ser mantida em uma sala ou local que a coloque em exposição indireta ao sol. A temperatura ideal para cultivar a Rhipsalis varia em torno dos 25ºC, com base em seus períodos de floração. Essa planta, portanto, cresce muito bem em ambientes fechados, onde o sol direto não a atinge. Ao mesmo tempo, não pode ser mantida completamente longe de qualquer luz solar. Afinal, também não sobreviverá em um ambiente que não foneça sol suficiente.


Passo 2: Cuidados com a rega

Uma planta Rhipsalis precisa de solo sempre úmido, mas, ao mesmo tempo, não inundado de água. A rega excessiva pode causar o apodrecimento das raízes e a planta não sobreviverá a isso. Regue essa planta de 2 a 3 vezes por semana, com água que seja cerca de 10% do volume do solo. É importante garantir que ele permaneça moderadamente úmido e não seque. Portanto, se você estiver em um clima mais seco, poderá regar a planta com mais frequência para garantir que os níveis de umidade sejam mantidos. Você também pode borrifar um pouco de água nas hastes regularmente se o ar estiver muito seco. IMPORTANTE: Os níveis ideais de umidade são uma das coisas mais importantes que essa planta precisa para crescer bem. Por isso, fique de olho no clima e adapte a rega conforme a necessidade da sua Rhipsalis.


Passo 3: Cuidando dos parasitas


Às vezes, outras plantas menores tendem a crescer no mesmo vaso. Essas plantas podem ser parasitas que absorvem os nutrientes que sua planta deveria estar recebendo. Essas outras plantas/parasitas menores devem ser removidas para garantir que sua planta receba tudo o que precisa para crescer bem. Você pode usar óleo de Neem ou qualquer outro inseticida orgânico para cuidar dos parasitas e insetos.


Passo 4: Como obter um Rhipsalis maior através do transplante


As Rhipsalis geralmente vêm em um vaso de tamanho pequeno e isso limita o tamanho que pode crescer. As raízes requerem espaço para se expandirem e crescerem. Só então a planta inteira pode aumentar em tamanho. Se você quiser uma planta Rhipsalis grande, precisará transplantá-la para um vaso maior. Para fazer isso, providencie um vaso maior com terra para acompanhá-lo. A Rhipsalis, embora nativa de um ambiente de selva, é uma planta delicada. O transplante deve ser feito com muito cuidado, garantindo que durante o manuseio da planta, as raízes ou caules não sejam danificados. Primeiro regue os dois vasos. Em seguida, faça um buraco na base do vaso mais antigo antes de iniciar o processo de transplante.


Passo 5: Parte 1 do transplante


Quando os dois vasos estiverem prontos e houver um buraco na base do vaso mais antigo, vire o vaso de Rhipsalis, certificando-se de segurar a base da planta no lugar. Através do buraco que você fez no fundo do vaso, empurre o solo lentamente, garantindo que a base da planta permaneça firme no solo junto com suas raízes enquanto você a puxa para fora.


Passo 6: Parte 2 do transplante


De uma só vez, a planta inteira, juntamente com as raízes embutidas no solo, deve sair do vaso. Agora coloque a planta bem no meio do solo no vaso novo, certificando-se de que as raízes não sejam perturbadas. Ajuste o solo ao redor para acomodar as raízes. Sua Rhipsalis está agora em sua casa nova mais espaçosa! Tem mais espaço para suas raízes e agora crescerá para um tamanho maior ao longo do tempo. A rhipsalis é um tipo de suculenta. Pos isso, este outro artigo de jardinagem que mostra como cultivar plantas suculentas também irá ajudar!


Passo 7: Propagação da planta Rhipsalis


Uma vez que temos uma planta em casa linda e que cresceu bem, queremos ter mais mudas dela em casa, não é mesmo? Certamente podemos cultivar mais Rhipsalis em casa a partir da planta-mãe sem ter que comprar uma nova.

Depois que sua Rhipsalis crescer para um tamanho maior, você pode cortar qualquer um dos galhos com uma tesoura afiada e replantá-lo em um vaso novo com terra.

Certifique-se de cortar o galho com eficiência, da planta mãe, sem deixar pontas danificadas.

Em breve o galho criará raízes no novo vaso e crescerá.





1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page