top of page

Planta Jiboia: Como cuidar, conheça a espécie e decorar a casa


A planta jiboia é uma das melhores espécies para ter dentro de casa. Fácil de cuidar, adaptável e muito bonita, ela é capaz de tornar a decoração ainda mais sofisticada, de maneira prática.

A planta jiboia vai deixar sua casa livre de más energias e muito mais bonita. Fonte: Pinterest


Seu formato de coração é encantador e o que mais destaca essa plantinha! O melhor é que você pode cultivar a espécie dentro ou fora de casa, como numa cerca viva no jardim. Fora do lar, ela pode chegar aos 18 metros, sabia? Já em vasos de casa, ela não ultrapassa os 15 centímetros - daí sua adaptabilidade! Nesse guia preparado pela Westwing, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber sobre a planta jiboia! Confira como cultivar, fazer mudas e como decorar a casa.

Planta jiboia: como cuidar passo a passo

A planta jiboia, também chamada de hera-do-diabo, é uma folhagem trepadeira delicada de tom verde bem escuro. Como dito, suas folhas possuem formato de coração, por isso são tão encantadoras e queridas!

A planta jiboia também podem ter partes amareladas nas folhas. Fonte: Pinterest

Sabia que existem oito tipos de planta jiboia? Todas elas ajudam a filtrar o ar de casa, o que melhora o bem-estar dos moradores. Como dito, cuidar da planta é fácil! Confira os principais cuidados:

Iluminação

Se você tem dúvidas se a planta jiboia gosta de sol ou sombra, esclarecemos.

A jiboia gosta de sol, mas sobrevive melhor em ambientes com luz indireta. Por isso é tão indicada para se ter junto a outras plantas dentro de casa. O ideal é mantê-la em locais com iluminação indireta, para não queimar suas folhas.

Regas

Prática, a planta gosta de solos úmidos, mas nunca encharcados. Durante as estações mais quentes, regue duas vezes por semana. Já no inverno, o indicado é diminuir a frequência. Sempre verifique como a terra está antes de regar.

Solo

Como qualquer plantinha, a jiboia precisa de um solo fértil para se desenvolver bem. Portanto, a cada três meses, o ideal é enriquecê-lo com matéria orgânica, como húmus de minhoca.

Como fazer muda de planta jiboia?

Fazer mudas de jiboia é fácil! Há duas maneiras de criar novas plantinhas, confira!

Dentro de vasos, a planta jiboia fica ainda mais elegante no décor. Fonte: Unsplash

No primeiro caso, corte qualquer ramo com parte das raízes. Espere secar por 24 horas e, em seguida, plante a espécie na terra úmida e enriquecida com substratos e matéria orgânica, responsáveis por fortalecê-la.

E você já pensou como cultivar planta jiboia na água? Isso também é possível! Basta cortar parte do caule e deixá-lo dentro d’água. As raízes irão se desenvolver como se estivessem dentro de um vaso.

A planta jiboia fica linda no vaso de barro. Fonte: Pexels

Durante a primavera, retire as folhas amareladas e pode os galhos mais fracos, para melhorar o desenvolvimento da plantinha.

Essas são as duas principais maneiras de fazer mudas e como plantar jiboia.

Tipos de planta jiboia

A planta jiboia é uma espécie muito popular nas casas. E essa é uma planta com uma vasta variedade. Separamos aqui os tipos de jiboia planta:

  • Epipremnum aureum: ou Golden photos, é uma planta ornamental de folhagem verde com manchas beges. É uma planta fácil de cuidar e resistente;

  • Marble Queen: é o tipo mais comum de plantas jiboias. Suas são em formato de coração em um verde profundo com muitas manchas claras;

  • Jade: uma espécie de cores sólidas e sem manchas, suas folhas também tem formato de coração, porém, são mais estreitas;

  • Pérolas e Jade: com uma aparência de beleza incomum, essa planta tem flores quase brancas com pequenos rajados verdes. É preciso paciência, pois seu crescimento é mais lento;

  • Neon: muito influenciada pela luz, sua folhagem é de um verde vivo e intenso, sem variegação. Longe da luz, sua colaração pode se tornar mais escura;

  • Cedu blue: essa tem distintas folhagens em verde-azulado, em formato de flecha. Elas têm uma elegância em suas folhas.

Planta jiboia: significado

Sabia que a planta jiboia tem um significado? Ela é responsável por proteger o seu lar contra energias negativas. Por isso, quem adora plantinhas com significados deve apostar nessa espécie sem erro! O melhor é que ela é fácil de cuidar, logo será sua parceira em casa.

Cuide da sua família e se proteja contra energias negativas com a jiboia! Fonte: Pexels

Como plantar jiboia no vaso?

Após fazer suas mudinhas, está na hora de colocá-la em um vaso apropriado. Na hora de montar o recipiente, crie uma camada de drenagem na base, para evitar o acúmulo de água e lama em casa.

Que tal criar seus próprios vasos DIY? Confira o tutorial da Westwing e faça os seus:

Planta jiboia na água

A planta jiboia também pode ser cultivada dentro d’água. Nesse caso, os cuidados com iluminação e regas seguem os mesmos. Mas, é preciso seguir alguns passos básicos para assegurar seu bom crescimento e vivacidade.

Aprenda a cuidar da planta jiboia na água. Fonte: Unsplash

Se você tem dúvidas sobre como cuidar da planta jiboia na água, confira nossas dicas:

  • Escolha um recipiente – de preferência os vasinhos de vidro, para criar um visual elegante em casa.

  • Lave o vaso com água corrente.

  • Escolha pedrinhas para completar o vaso – a argila expandida é uma boa opção. Antes de colocá-las no recipiente, também é importante lavá-las com água.

  • Então, é só encher o vaso, colocar as pedrinhas e a planta jiboia na água. Para evitar a proliferação de mosquitos da dengue, adicione meia colher de água sanitária no recipiente.



Planta jiboia é venenosa?

Apesar de linda em ambientes internos e externos, a planta jiboia é venenosa para cachorros, gatos e crianças. Por isso, é preciso atenção! Deixe sua plantinha em locais altos, como estantes, prateleiras ou até mesmo móveis grandes.

O melhor é que assim, as folhas caem e criam um efeito cascata incrível na decoração!

Onde posso colocar a planta jiboia?

É claro que as dicas de decoração não poderiam faltar! Ela fica linda em todos os cômodos: da sala de estar à área externa! No entanto, se a casa é pequena, prefira usar vasos ou hangers.

Planta jiboia na sala

A planta jiboia na sala pode ficar sobre a cristaleira, por exemplo, longe das crianças e animais de estimação. Outra opção é usar prateleiras sobre o painel da televisão ou sofá. Para manter o visual pendente, mantenha a plantinha bem no alto, em cachepots ou vasos!

A planta jiboia fica linda em suportes diferentes na sala. Fonte: Pinterest

Na sala de estar, a jiboia fica ótima em todos os cantinhos e ainda pode ser combinada com outras plantas! E para quem não tem tempo de cuidar, existe a planta jiboia artificial, que traz uma beleza singular para o décor.

Confira uma lista de espécies que você pode ter em casa:


Planta jiboia na área externa

Se você mora em apartamento e há espaço na varanda, não pense duas vezes: faça um jardim vertical! Aposte em plantinhas com as mesmas necessidades de cultivo para facilitar a criação.

A planta jiboia vai deixar sua casa muito mais bonita! Fonte: Pexels

Mas, se sua casa é maior, a jiboia ficará linda no jardim no alto ou em um vaso de chão. Crie uma cerca viva e apenas regule o tamanho da planta com podas frequentes, segundo as suas preferências.

Planta jiboia no banheiro

Mais uma sugestão é usar a planta no banheiro. Como ela não precisa de luz direta para se desenvolver, é ótima para usar em ambientes mais fechados e úmidos. Coloque-a na janela, ou até mesmo no balcão, com o kit para banheiro

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page