top of page

Pau d’água: Como Cultivar e Propagar a Planta Que Purifica o Ar

O pau d’água, também conhecido como dracena ou coqueiro de Vênus, é a planta perfeita para você que deseja melhorar a qualidade do ar do seu ambiente. Isso porque, o pau d’água além de trazer mais verde e frescor para a sua decoração, suas folhas também tem a capacidade de filtrar os poluentes, purificando o ar dos cômodos onde é cultivado.

Logo, motivos não faltam para você cultivar pau d’água em casa, não é mesmo? Para isso, é preciso conhecer de perto as características dessa espécie para que a planta pau d’água possa crescer de forma saudável. Confira nesse post dicas exclusivas de como cultivar e multiplicar mudas de pau d’água.


Pau d’água: características e curiosidades

O pau d’água, também conhecido como dracena ou coqueiro de Vênus, é uma planta de origem africana que pode ser cultivada também em jardins na área externa, como em vasos e floreiras dentro de ambientes internos.

Adorado entre os paisagistas e decoradores, o pau d’água é composto por folhas em formas de roseta, de cores lisas ou variegadas com listras, com diferentes tonalidades de verde e, centro verde, ou amarelo e cinza prateado.

O pau d’água é resistente às pragas, ao ar condicionado e se adapta bem sob diferentes condições de cultivo: sol pleno, luz difusa e meia-sombra. Sua altura pode ficar entre 3 e 6 metros, quando cultivada no jardim em área externa, mas em seu habitat pode chegar a 15 metros.

Para que serve planta pau d’água?

A planta pau d’água além de agregar beleza e frescor à decoração, as folhas do pau d’água também tem a capacidade de filtrar poluentes do ar. Segundo estudos realizados pela NASA, o pau d’água planta tem a capacidade de eliminar substâncias como formaldeído, xileno e tolueno presentes no ar e, consequentemente, melhorar a qualidade do ar no ambiente.



Qual é a flor do Pau d’água?

Nos meses mais quentes do ano, as plantas mais maduras de pau d’água ficam floridas. As flores são pequenas, brancas, delicadas e perfumadas, que atraem abelhas e beija-flores. Vale comentar que segundo o Feng Shui, quando a flor pau d’água começa florescer é um sinal de coisas boas que estão por vir.

Como cuidar pau d’água


A dracena pau d’água pode ser cultivada tanto em jardins da área externa como em vasos de plantas e floreiras dentro de ambientes internos. A espécie é extremamente resiliente e se desenvolve sob diferentes condições climáticas: luz difusa, sol pleno e meia-sombra. No entanto, não é tolerante a geadas.

Para crescer de forma saudável, o pau d’água precisa de solo rico em matéria orgânica, bem drenado e regas frequentes. Nos meses mais quentes, evite deixar o pau d’água sob sol pleno para que suas folhas não fiquem queimadas do sol, já durante os períodos mais secos procure borrifar um pouco de água em suas folhas para aumentar a umidade.

Vale observar que apesar do nome ser pau d’água lembramos que somente a água não é suficiente para nutrir a planta , por isso é recomendado realizar o plantio da espécie em solo, seja no jardim ou vaso.


Como multiplicar Pau d’água?


A dracena pau d’água multiplica-se facilmente por estaquia de ramos. Para quem não sabe a estaquia se trata de um método de propagação que consiste em destacar da planta original um ramo, uma folha ou raiz, para posterior cultivo e formação de novas mudas.

No caso do pau d’água, assim que a planta atingir uma altura considerável, corte um ramo de folhas, com 20-30 cm , com pelo menos um nó e coloque o ramo para enraizar em solo fértil ou até mesmo em um recipiente com água (troque a água todos os dias), em local com luz indireta, até que as raízes apareçam. Assim que as raízes se formarem realize o transplante da muda de pau d’água para um vaso de planta, floreira ou direto no jardim.



5 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page