top of page

Flor de Maio: Dicas de Como Cuidar, Significado

A espécie de planta Schlumbergera truncata, conhecida também como flor de maio, já é famosa na decoração dos lares brasileiros. Originária da mata atlântica brasileira a planta flor de maio é parte integrante da família dos cactos, porém ela não possui espinhos. Por vezes a flor de maio é comparada as orquídeas e bromélias, isso porque quando está no seu habitat natural utiliza os troncos de árvores como suporte.

Considerada uma planta suculenta de ramos pendentes, as flores de maio podem chegar até 60 cm de comprimento, além de produzir flores de variadas cores e tons. Como seu nome já adianta, a flor de maio tem como costume florescer no mês de maio, diferente das demais flores brasileiras. Sua floração dura em média de 15 a 20 dias e podem produzir pétalas em tons variados e degrade.


Como plantar flor de maio, dicas e cuidados básicos

Por fazer parte da família das suculentas a flor de maio é uma planta de cuidados fáceis, por isso é uma ótima escolha para se ter em casa e formar um jardim simples. Então, como plantar flor de maio e como cuidar da flor de maio? A planta flor de maio mesmo tendo um cultivo simples necessita de alguns cuidados básicos, veja abaixo como plantar flor de maio e como cuidar da flor de maio:

  1. As flores de maio florescem melhor caso sejam cultivadas em um solo com matéria orgânica, por isso a dica aqui é plantar sua muda em um vaso com furos, preenchidos com areia e pedriscos no fundo e por fim completar com terra vegetal;

  2. Sendo uma planta suculenta a flor de maio não necessita de regas diárias, evitando assim que as raízes fiquem encharcadas e apodreçam. O ideal é que a planta flor de maio sejam regadas de duas a quatro vezes por semana;

  3. A flor de maio não deve receber luz solar diretamente, porém deve estar em um ambiente bem iluminado. Uma varanda coberta pode ser um bom lugar para seu cultivo, já no ambiente externo estar sob ou próxima as copas é o ideal;

  4. O florescimento da flor de maio ocorre em meados do mês de maio e início de junho, isso porque seus botões florescem quando a combinação de noites longas e temperaturas baixas variam entre 10 a 15 graus no sudeste brasileiro.

Outra dica importante é sobre o pós-florescimento da flor de maio, isso porque a planta é da espécie perene que em tese não morre após sua floração. Mas em alguns casos a flor de maio pode vir a não resistir após seu florescimento, ficando com seus gomos e caule murchos. Para evitar que isso ocorra é importante redobrar a maneira de como cuidar da flor de maio, após seu florescimento é necessário aumentar as regas e acrescentar adubos para enriquecer os nutrientes do solo.

Flor de maio cores

As flores de maio possuem variadas cores e tons de floração, na natureza elas podem exibir degrades de vermelho, rosa e branco, sendo o seu interior mais claro e as bordas mais escuras. Mas, existem também as chamadas plantas híbridas que fizeram com que após o cruzamento entre exemplares da própria espécie surgissem diferentes cores como a flor de maio amarelo, roxo, lilás e laranja.

Flor de maio branca

A flor de maio cores brancas podem ser facilmente encontradas tanto para venda em floriculturas como na natureza. A coloração da flor de maio branca é de origem natural, onde não houve cruzamento entre exemplares, porém muitas vezes flor de maio branca pode exibir uma combinação de outras cores, causando assim o efeito degrade em suas pétalas.

Flor de maio amarela

Já a flor de maio cores amarela por exemplo são o resultado de cruzamentos entre seus exemplares. Essa mutação, porém, foi bem recebida e trouxe como resultado uma coloração bonita e delicada para a flor de maio amarela. Atualmente a flor de maio amarela está sempre presente seja em decorações de casas ou arranjos para festas.

Flor de maio laranja

A flor de maio laranja também possui essa coloração por conta do cruzamento entre suas espécies, ela é uma das que mais varia de tom e coloração em sua floração. Muitas vezes a flor de maio laranja apresenta sua coloração em degrade, misturando as cores branca e laranja, dando um resultado único a planta.

Flor de maio vermelha

A coloração da flor de maio vermelha é adquirida naturalmente, sem interferência como os cruzamentos entre as flores. Porém, seu tom de vermelho pode variar entre uma flor de maio vermelha para outra, podendo ter misturas entre as cores e o efeito degrade em suas pétalas. A flor nesse tom é uma das mais queridas entre os seus admiradores e pode ser encontrada em muitas casas brasileiras.

6. A flor de maio vermelha tem seu esse tom naturalmente – Foto: Nueva Mujer

Flor de maio azul

No caso da flor de maio azul é totalmente diferente, não se trata de uma coloração adquirida por meio natural ou entre cruzamento dos exemplares de flores de maio. A flor de maio azul não é adquirida por meio natural e sim através de uma técnica de tingimento das pétalas da flor. Sendo assim, a flor de maio azul não existe, somente é o resultado da coloração da planta de uma maneira não natural ou sendo uma réplica artificial.



Características da flor-de-maio

Apesar de ser da família dos cactos, a flor-de-maio não apresenta nenhum espinho. Ela tem origem na Mata Atlântica do Brasil e é conhecida cientificamente como schlumbergera truncata.

Suas preferências são parecidas com as orquídeas quanto ao suporte. Em seu ambiente natural ela prefere utilizar os troncos das árvores como apoio. Por isso, esse local é um dos melhores para manter sua flor.


Significado da flor-de-maio


Essa planta floresce no outono, que no Brasil acontece entre março e maio. Essa época é próxima à Páscoa, que também está relacionada à flor. Por outro lado, ela ainda pode florescer perto do Natal no hemisfério norte.

Dessa forma, a flor-de-maio está ligada a festas que simbolizam renascimento e vida. Por ter muitas cores alegres, ela traz mais vivacidade para todo ambiente em que esteja, valorizando qualquer decoração de jardim a sua volta.

Já o nome flor-de-seda está relacionado à textura macia e delicada dessa flor. Logo, essas definições também estão entre os seus significados, oferecendo mais suavidade para o local em que seja cultivada. Por isso, pode até mesmo ficar entras as plantas para melhorar a energia da casa.

Se for oferecida como presente, seu simbolismo indica uma atitude de sentimento puro e verdadeiro. Ela também pode ser utilizada para declarações de amor, representando a sinceridade da relação.

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page