top of page

Fitônia: Como Cuidar, Significado e Dicas para Cultivar


Pequena e delicada, a fitônia – também conhecida como planta mosaico – é perfeita para apartamentos decorados, jardins e terrários.

A fitônia é originária do Peru e pode ser encontrada em diferentes nuances. É considerada uma planta que atrai luz e alegria para casa.

As folhas da fitônia são verde escuras, com nervuras que variam entre o branco, vermelho e amarelo. Seu formato é ovalado e atinge de 10 a 15 centímetros de altura – o que é ótimo para usar em vasos pequenos na decoração.

E se você está procurando saber como cuidar de fitônia, conhecer os tipos e curiosidades sobre ela, não deixe de conferir nossas dicas.

Tipos de planta fitônia

A planta fitônia pode ser dividida em dois grupos: a verschaffeltii e a Argyroneura.

A diferença entre esses grupos está, principalmente, na coloração das plantas. A planta fitônia verschaffeltii é conhecida pelas folhas avermelhadas e rosadas, já a argyroneura possui veias brancas em destaque.

Porém, o processo de como cultivar fitônia é o mesmo para ambos.

Fitônia dá flor?

Sim, porém, a fitônia flor não possui valor ornamental. Ela tira energia da planta, então não compensa mantê-la no vaso.

O ideal é podar a fitônia flor, assim sua planta continua bonita e em cores vibrantes. Não se preocupe porque a fitônia flor é pequena e não fará dife



Como cuidar de fitônia

Por ser nativa de países tropicais, a fitônia folha fina e fitônia rosa gosta de ambientes quentes e úmidos. Então evite plantá-la em regiões frias e com ar condicionado.

Sabendo disso, podemos continuar a falar sobre como cuidar de fitônia rosa e branca, confira!

Luminosidade

A luz é importantíssima para a fitônia cuidados.

Coloque seu vaso de fitônia em ambientes iluminados, próximo a janela, mas sem ter contato direto com o sol. A fitônia gosta de sombra e água fresca!

Uma forma de observar se a fitônia folha fina está recebendo a iluminação adequada, é por meio da cor das folhas. Se a cor estiver brilhante e intensa, a iluminação está boa. Mas se ficar opaca, é porque você precisa trocar ela de lugar.

Regas

Além da iluminação, a fitônia cuidados precisa de uma boa rega.

A fitônia rosa e verde gosta de umidade, mas evite encharcar a terra. O ideal é verificar de 2 em 2 dias se a terra está úmida.

Dica: Você pode usar um borrifador para umedecer a fitônia na medida certa. Sempre o solo estiver seco, é só borrifar água.

Caso você tenha um pratinho, um dos fitônia cuidados que você precisa seguir é tirar a água dele. Assim as raízes da fitônia não apodrecem.

Solo

Evite solos com muitos nutrientes e matéria orgânica, o excesso de adubo pode causar toxicidade na planta.



Dicas para aumentar a umidade para cultivo da fitônia

  • Coloque um prato largo com pedriscos cobertos por água, mas sem deixar que a base do vaso mergulhada nela;

  • Mantenha sua fitônia pendente com outras plantas, as folhas transmitem a umidade uma para a outra;

  • Outra maneira de como cultivar fitônia em ambientes úmidos é comprar um umidificador.


57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page