top of page

Descubra como cuidar do bambu-da-sorte


Você gostaria de ter plantas que carregam simbologias em casa? Além de significar proteção e limpeza, inspirando a criatividade, elas ainda são lindas. Aprender como cuidar do bambu-da-sorte, por exemplo, pode ser uma fonte de bons fluidos, como o nome já diz.


Se você tem uma área verde e quer deixá-la com mais vida e beleza, o bambu-da-sorte é uma ótima opção. Caso não saiba o que é bambu-da-sorte nem como cuidar dessa planta tão especial, não se preocupe! Vamos explicar todos os detalhes, a seguir.

Saiba mais sobre o bambu-da-sorte

Antes de explicarmos como cuidar do bambu-da-sorte, vamos apresentar um pouco mais sobre essa planta de nome tão atrativo. Em primeiro lugar, ela não é um bambu, mas uma planta da família Ruscaceae, parente da pata-de-elefante.

Outra informação bastante curiosa é sobre a origem: embora o bambu-da-sorte esteja associado ao oriente, ele veio da África. Curioso, não é mesmo? Quem iria imaginar que essa planta fosse africana?

Essa planta é muito popular na cultura oriental, principalmente entre os chineses, por causa do uso no Feng Shui. Segundo a tradição, o bambu-da-sorte atrai prosperidade, sucesso e fortuna, além de deixar o ambiente energizado.

O que o bambu-da-sorte significa?

Saber o que essa planta atrai não é o suficiente para conhecer o significado do bambu-da-sorte. Segundo o Feng Shui, o número de hastes determina qual é a simbologia da planta. Confira abaixo.

  • 1 haste: sorte;

  • 2 hastes: união e sorte no amor;

  • 3 hastes: riqueza, muitos anos de vida e felicidade;

  • 4 hastes: proteção contra doenças;

  • 5 hastes: criatividade, riqueza e disposição;

  • 6 hastes: prosperidade, sorte e harmonia;

  • 7 hastes: saúde;

  • 8 hastes: crescimento e fertilidade;

  • 9 hastes: sorte, assim como a de única haste;

  • 10 hastes: perfeição e completude.

Tem um detalhe muito importante: se você ganhou essa planta de presente, amarre uma fita vermelha nela. Dessa forma, as simbologias tornam-se ainda mais reais, e você passará a ter um amuleto de proteção para a sua casa. Caso escolha presentear alguém, passe adiante essa dica, ok?

Aprenda a cuidar do bambu-da-sorte

Mas como cuidar do bambu-da-sorte e mantê-lo bem conservado? Essa é uma pergunta de extrema importância, afinal, ninguém quer maltratar essa planta que é fonte de boas energias. Por isso, veja dicas importantes de como cuidar do bambu-da-sorte na terra.

Luminosidade

É fundamental manter o bambu-da-sorte em um local de sombra. Ele não gosta de receber luz direta do sol e desenvolve-se melhor recebendo claridade indireta. As folhas são muito sensíveis e podem ser queimadas ou ficarem amarelas.


Rega

Molhe o solo de forma alternada, a cada dois ou três dias. A referência é o clima do dia: se fizer calor, regue com menos água; se estiver mais frio, aumente o volume de água no solo.

Poda

Corte a folha danificada e seca rente ao talo para a planta crescer saudável. A melhor maneira de executar essa tarefa é com uma tesoura de jardim ou uma faca.



Bambu-da-sorte na água

Saber como cuidar do bambu-da-sorte na água é muito fácil. Basta encher um recipiente alto, como um aquário, por exemplo, com água até a altura do tronco e decorar o fundo com pedras. Não esqueça de trocar o líquido a cada dois dias.

Decore o ambiente com bambu torcido

O bambu-da-sorte é muito utilizado não só para deixar o ambiente energizado, mas também para decorar espaços, por isso, pode ser uma fonte de renda.

Quando o bambu é torcido, fica em formato de mola, e isso traz um charme todo especial para a decoração. Você vai precisar de uma muda ou um broto verde, arame e fita. Veja como torcer bambu-da-sorte abaixo.

  1. Amarre o broto ou a muda em um arame, com uma fita. Deixe a ponta do bambu-da-sorte solta;

  2. Torça a extremidade do arame sob o caule. A muda ou o broto vai crescer no formato do arame que você deixou;

  3. Amarre a parte que for crescendo no arame torcido com a fita;

  4. Quando o bambu estiver firme, retire as fitas: ele estará pronto para decorar.

Pode parecer um processo demorado, mas o resultado será muito satisfatório. Cá entre nós, deve ser muito bom trabalhar com uma matéria-prima energizante para você e para o ambiente. Espalhar sorte é sempre bom!


Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas de como cuidar do bambu-da-sorte. Essa tarefa é simples, prazerosa e, sobretudo, uma maneira de pensar em cultivar boas energias ao seu redor.

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page