top of page

Buxinho: saiba como cuidar do arbusto ornamental

o buxinho é um arbusto lenhoso que pode chegar a 5 metros de altura. Mas, provavelmente, você deve ter se deparado com essa planta em uma versão menor e arredondada, enfeitando canteiros e jardins. Isso porque ele aceita muito bem a topiaria (podas que deixam os vegetais com formatos variados).


Cultivo em vasos Depois de encontrar o lugar perfeito para o buxinho, é hora de plantá-lo, caso você não queira comprar o arbusto já formado. Para te ajudar nessa tarefa, a jardinista Marliane Mendonça ensina o passo a passo do cultivo em vasos. Confira! 1. Utilize um recipiente grande (com, no mínimo, 40 centímetros de diâmetro) e que tenha furos no fundo. 2. Faça uma camada de drenagem com argila expandida, brita, caco de telha, pedaços de vaso de barro ou isopor picado. 3. Cubra o material acima com a manta de drenagem ou qualquer tecido sintético que tenha boa passagem de água. 4. Encha o vaso com um substrato fértil. Para isso, utilize a mesma medida de terra vegetal ou de jardim, areia de rio e composto orgânico (esterco bovino ou húmus de minhoca). 5. Em seguida, coloque a muda e regue. Cuidados De acordo com a especialista, as regras seguintes devem ser feitas conforme haja necessidade, de maneira moderada, porém, regular. “A dica é: 'se o solo secou, molhou.’ Para saber o momento certo é só pôr o dedinho na terra e sentir se o substrato está seco ou úmido”, orienta. A respeito da adubação, a jardinista afirma que a primeira deve ser feita apenas um mês após o plantio e ser repetida mensalmente ou a cada três meses. “Utilize fertilizantes ricos em nitrogênio e inclua adubos que contenham elementos nutricionais completos, como o bokashi, por exemplo. Ele é uma ótima opção já que contém fósforo, potássio e cálcio”, diz. Só não se esqueça de ler as orientações do fabricante antes de usar o produto!


Por fim, quem gosta do buxinho arredondado - ou com outras formas esculturais - precisa garantir a frequência das podas. “Tenha em mente que você deve fazer o corte apenas quando o vegetal começar a perder a formato feito anteriormente”, aconselha.


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page