top of page

Aprenda como cuidar de crisântemo de forma simples

O nome desta flor vem do grego e significa “flor de ouro”. Ao parar para admirá-la, é possível entender o porquê disso. A espécie é verdadeiramente linda, como uma joia. Isso faz muitas pessoas perguntarem como cuidar de crisântemo.


Se você quer deixar seu jardim mais bonito, vai ficar feliz em saber que os cuidados com essa espécie são bem simples. Para ter bons resultados, o importante mesmo é seguir algumas recomendações básicas de cultivo. Quer aprender a plantar e cuidar dessa flor? Leia este artigo até o final para descobrir mais! Cuidados com a terra Para seu crisântemo crescer lindo e saudável, ele vai precisar de uma boa terra. Cada espécie tem preferências em relação ao solo, e isso não é diferente com essa. Porém, ela não é muito exigente, pois costuma se desenvolver bem em diferentes tipos de terrenos. Na plantação em jardim ou vasos, é essencial preparar uma terra leve, com boa drenagem. Isso protege as raízes e garante um crescimento saudável. Furos no fundo são essenciais para ajudar nessa tarefa. Você também pode usar argila expandida ou cascalhos. Assim, a água passa com mais facilidade. Como deve ser a iluminação? As flores de crisântemo amam luz solar. Por isso, antes de começar a plantação, escolha o lugar mais iluminado para colocar a sua planta. Apesar dessa espécie gostar de sol direto, isso deve ser feito em horários com temperaturas amenas, antes das 10h, preferencialmente, por pouco tempo. A iluminação direta em horários mais quentes pode queimar as pétalas. Por isso, é preciso ter cuidado. Se você deseja criar sua planta em locais sem sol direto, saiba que tem como cuidar de crisântemo à meia-sombra.


Irrigação Para cuidar de flores corretamente, é preciso saber que algumas espécies amam água, como essa. No entanto, o vaso ou o canteiro deve ser irrigado com moderação para não haver o chamado afogamento das raízes. A irrigação no cultivo de crisântemo deve ser feita apenas duas ou três vezes por semana, dependendo da temperatura do local de cultivo. É sempre importante verificar a umidade do solo. Se ele estiver molhado, evite regar novamente. Agora, caso esteja ressecado, é hora de colocar um pouco mais de água na sua planta. Adubando o solo A manutenção é um ponto importante que costuma ser ignorado pelas pessoas. Ao plantar crisântemo, é essencial ter disciplina para manter cuidados recorrentes, como a adubação. Ela pode ser feita de 15 a 30 dias antes do início da plantação. Nesse tempo, deixe o solo descansar. Depois, comece os processos. A dica para quem deseja saber como cuidar de crisântemo e mantê-lo colorido e saudável é usar fertilizantes. Eles atuam como vitaminas para as plantas e contêm os nutrientes que elas precisam. Até o momento da floração dos brotos, é recomendado adubar pelo menos uma vez por mês. Sim, precisa fazer a poda! Se você já aprendeu as principais etapas de como cuidar de crisântemo, saiba que os cuidados periódicos com a poda são de extrema importância para facilitar um crescimento bonito e viçoso dessa espécie. Contudo, como fazer isso na prática? Cortar as folhas secas e as flores murchas rotineiramente pode até dar um aperto no coração, mas esse processo é fundamental para novas flores crescerem com leveza e saúde. Crisântemo murchando: o que fazer? O que fazer se a sua flor ainda não permanecer saudável mesmo com todos os cuidados? Para reverter a situação do crisântemo murchando, é possível testar algumas dicas.

  • Troque sua flor de vaso se ela não crescer da forma ideal. Busque alternativas que beneficiem o desenvolvimento da planta, como replantar seu crisântemo em um recipiente maior ou melhorar o sistema de drenagem;

  • Verifique como está a iluminação. Esse é um ponto importante para o crescimento dessa planta. Se você perceber que as flores estão murchas, procure colocar o vaso em espaços mais ensolarados. Fique atento para não exagerar no tempo de exposição solar;

  • Fique de olho nas regas. Apesar de o crisântemo não gostar de exageros, a falta de água também pode comprometer o crescimento dele. Observe como está o solo e verifique a necessidade de irrigação.

Atenção ao fertilizante! Uma forma para cuidar de um crisântemo murchando é testar a troca de fertilizantes. Muitas vezes, a planta pode não se adaptar a todas as marcas. Sendo assim, tente uma nova e observe as mudanças nas flores e nas folhas. Importante Se você permanecer com dúvidas ou medo de machucar ainda mais o seu crisântemo, é indicado pedir ajuda de um profissional. O jardineiro vai fazer um diagnóstico da sua planta e ajudar a mantê-la saudável e bonita.

1 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page